betway

ITA Airways: novas aeronaves, novas rotas e o Brasil no foco da empresa

Com 52 destinos, sendo 17 domésticos (dentro da Itália), 23 internacionais e 12 intercontinentais, a novata ITA transportou mais de 11 milhões de pessoas em 2023

Aeronave da ITA Airways, que agora opera no Brasil com voos diretos para Roma saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro
Aeronave da ITA Airways, que agora opera no Brasil com voos diretos para Roma saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro Divulgação

Tina Binido Viagem & Gastronomia

A ITA Airways abriu suas portas, ou melhor, fechou e decolou oficialmente no dia 15 de outubro de 2021.  Demorou quase um ano até pousar em solo brasileiro, em 2022, com voos entre São Paulo e Roma.

O sucesso, claro, foi garantido. A empresa ganhou fama por assumir rotas que eram da extinta Alitália, mas são categóricos ao afirmar que não são a Alitalia com um novo nome. De fato, as novas aeronaves, o uniforme da equipe de bordo e o atendimento humanizado deixam claro que de comum com a extinta companhia apenas a língua oficial, o italiano, e paixão pela pasta presente no menu a bordo.

Desde outubro a empresa opera o trecho Rio de Janeiro – Roma sem escalas, um acontecimento marcante para a marca. “O desenvolvimento da nossa rede tem um forte foco nos mercados onde há uma forte presença da comunidade italiana. O lançamento da rota Rio de Janeiro – Roma, demos um passo à frente em direção a esse objetivo”, disse Emiliana Limosani, diretora comercial da ITA Airways e CEO Volare, que completou com a fala “nosso objetivo é nos tornarmos a transportadora de referência para a mobilidade”.

“O destino do Rio de Janeiro não está apenas desempenhando um papel estratégico para negócios e tráfego de cargas, mas também está fortalecendo ainda mais nossa expansão na América do Sul, um destino de férias favorito para os italianos e lar de milhões de pessoas de origem italiana. Com uma média de 21 voos semanais de ida e volta entre Brasil e Itália, as conexões são garantidas para todos aqueles que desejam viajar entre os dois países”, completou.

Com o lançamento do novo voo direto, a ITA Airways passou a operar 14 voos semanais entre Rio de Janeiro e Roma, que se somaram aos 28 voos semanais que já ligam São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, à capital italiana. Isso elevou o número total de voos semanais entre Brasil e Itália para 42, enquanto as conexões da ITA Airways entre a América do Sul e a Itália subiram para 56 voos semanais, incluindo os 14 voos semanais de Buenos Aires.

As aeronaves e plano de sustentabilidade

A empresa já adquiriu 5 novas aeronaves Airbus A330neo. Construídas de acordo com o novo design de cabine da ITA Airways, o Airbus A330neo tem configuração de três classes:  Business, com 30 assentos, Premium com 24 assentos e Economy com 237 assentos, dos quais 36 são dedicados à Comfort Economy. Os 30 assentos da classe executiva reclinam completamente, transformando-se em camas totalmente horizontais, com acesso direto ao corredor.

Um grande diferencial dos novos equipamentos é que são mais leves, silenciosos e eficientes, o que é um um passo importante no Plano de Sustentabilidade da ITA Airways, que prevê uma frota com 90% de aeronaves de nova geração até o final de 2027.

O A330neo oferece uma redução de 25% no consumo de combustível e emissões de CO2 por assento em comparação com aeronaves da geração anterior. O A330neo da ITA Airways fortalece ainda mais a estratégia da companhia aérea de construir uma frota inteiramente composta por aeronaves Airbus, que agora totaliza 80 aeronaves. Dentre essas, 30 são de última geração e incluem os modelos A350-900, A330-900, A320neo, A220-300 e A220-100.

O DNA italiano em todos os detalhes

A ITA tem a Itália no seu DNA e busca refletir isso em todas as oportunidades. Sendo assim, firmou parcerias com marcas que refletem essa mesma paixão pelo país da bota.

Uniformes da ITA são assinados pelo estilista Brunello Cucinelli / Divulgação

A começar pelos uniformes, usados por todos da companhia em voo e em solo, projetados pelo estilista italiano Brunello Cucinelli; no menu da classe executiva de todos os voos intercontinentais o chef estrelado Gian Piero Vivalda, do Antica Corona Reale, assina pratos exclusivos; e no novo Hangar Lounge da empresa no Aeroporto de Roma-Fiumicino uma cafeteria com um barista qualificado à disposição do cliente para oferecer café da coleção de café especial 1895 Coffee Designers da Lavazza, bem como uma lista de coquetéis icônicos criados pelo Campari Group e um menu no buffet com massas, pizzas e outras delícias típicas completam a experiência “Made in Italy”.

Os lounges no aeroporto de Roma da ITA estão disponíveis para passageiros da classe executiva, porém clientes de outras classes podem adquirir acesso ao Lounge pelo site da companhia ou diretamente no aeroporto, caso possuam um bilhete da ITA Airways. O Lounge está aberto todos os dias da semana das 6h às 23h.

Lounge da Ita Airways no aeroporto de Roma conta com parcerias comarcas tipicamente italianas / Divulgação
betway Mapa do site

1234