betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Telescópio Hubble flagra galáxia irregular “salpicada” de estrelas

    Galáxia ESO 245-5 está localizada a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra

    A galáxia irregular ESO 245-5 é exibida em imagem do telescópio Hubble
    A galáxia irregular ESO 245-5 é exibida em imagem do telescópio Hubble ESA/Hubble e NASA, M. Messa

    Everton Lopes Batistada CNN

    A foto acima, feita pelo telescópio espacial Hubble, exibe a galáxia irregular ESO 245-5, que não possui uma estrutura aparente e está localizada na constelação Fênix.

    Galáxias são imensos agrupamentos de estrelas. Nessas estruturas, milhares ou milhões de sóis estão reunidos pela ação da gravidade. Galáxias com formas bem definidas são mais conhecidas e fáceis de serem identificadas, como é o caso das espirais ou elípticas. A Via Láctea, onde está o planeta Terra, por exemplo, é uma galáxia espiral.

    Mas na ESO 245-5, as estrelas parecem estar espalhadas em meio à poeira estelar e gás. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), a galáxia que aparece na imagem é, além de classificada como irregular, barrada (possui uma densa barra de estrelas em seu centro), levemente espiral e está relativamente próxima da Via Láctea, localizada a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra.

    O telescópio Hubble, responsável pela imagem, foi lançado em abril de 1990 e é, até hoje, um dos principais instrumentos científicos disponíveis para que os astrônomos possam estudar o universo. Com os dados capturados pelo telescópio, mais de 20 mil artigos científicos foram publicados, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).

    O Hubble observa o universo na radiação ultravioleta até o infravermelho próximo, passando pela luz visível (que os olhos humanos conseguem enxergar).

    “Ao longo de mais de 30 anos de operação, o Hubble fez observações que capturaram a imaginação da humanidade e aprofundaram nosso conhecimento do cosmos. Ele continuará a fazê-lo nos próximos anos”, diz a Nasa em uma página dedicada ao telescópio.

    betway Mapa do site