betway

#CNNPop

betway - Pelos do nariz e aranhas mortas estão entre vencedores do Prêmio Ig Nobel

Prêmios Nobel visam “celebrar o incomum, honrar o que é imaginativo e estimular o interesse das pessoas pela ciência, medicina e tecnologia”

Engenheiros mecânicos da Universidade Rice, no Texas, ganharam um Prêmio Ig Nobel por seu trabalho na conversão dos corpos de aranhas falecidas em "garras necrobóticas"
Engenheiros mecânicos da Universidade Rice, no Texas, ganharam um Prêmio Ig Nobel por seu trabalho na conversão dos corpos de aranhas falecidas em "garras necrobóticas" Preston Innovation Laboratory/Rice University

Catherine Nichollsda CNN

Ouvir notícia

Como você se sente quando lê a mesma palavra muitas, muitas, muitas vezes? As pessoas têm o mesmo número de pelos nas duas narinas? Eletrificar a língua altera o sabor da comida que você ingere?

Os cientistas que investigaram estas questões estão entre os vencedores do Prêmio Ig Nobel deste ano – um prêmio que não tem qualquer afiliação com os Prêmios Nobel – que visam “celebrar o incomum, honrar o que é imaginativo e estimular o interesse das pessoas pela ciência, medicina e tecnologia”.

A 33ª cerimônia do Prêmio Ig Nobel aconteceu virtualmente na noite de quinta-feira (14), com prêmios concedidos por ganhadores do Nobel “genuínos e genuinamente perplexos” através do Zoom. Cada vencedor recebeu uma nota (agora extinta) de 10 trilhões de dólares do Zimbábue e um pacote de “Ig Pseudo Cola”.

Os vencedores dos prêmios representaram 22 países, incluindo cinco pesquisadores dos Estados Unidos, quatro do Reino Unido e três da China.

O geólogo Jan Zalasiewicz ganhou o cobiçado Prêmio de Química e Geologia por sua pesquisa sobre por que muitos cientistas gostam de lamber rochas. Segundo Zalasiewicz, os cientistas lambem as rochas porque é mais fácil identificar o seu tipo quando estão molhadas. O pesquisador demonstrou essa abordagem científica lambendo uma trilobita de 400 milhões de anos durante seu discurso de agradecimento online.

O Prêmio de Literatura foi atribuído a um time de pesquisadores a quem foram oferecidos “parabéns e parabéns e parabéns e parabéns e parabéns” pela investigação sobre o “jamais vu”, a experiência de encontrar algo familiar e desconhecido, na repetição da linguagem.

Os pesquisadores descobriram que cerca de dois terços das pessoas relataram sentir-se “peculiares” quando repetiram a mesma palavra cerca de 30 vezes.

Uma equipe da Universidade Rice, no Texas, ganhou o Prêmio de Engenharia Mecânica por reanimar aranhas mortas para usar como ferramentas mecânicas de preensão, capazes de agarrar objetos com até 130% de seu próprio peso.

O Prêmio de Medicina foi concedido pela pesquisa sobre quantos pelos do nariz existem em cada narina de uma pessoa. Usando cadáveres em sua investigação, a equipe vencedora descobriu que existem cerca de 120 pelos na narina esquerda de uma pessoa média e 112 na direita. Este trabalho será utilizado para investigar como o sistema imunológico de pessoas com alopecia, condição que causa queda de cabelo, é afetado pela falta de pelos no nariz.

A investigação sobre a atividade cerebral quando uma pessoa fala ao contrário ganhou o Prêmio Ig Nobel de Comunicação, enquanto o Prêmio de Saúde Pública foi atribuído ao urologista Seung-min Park, que inventou o Stanford Toilet, um dispositivo que analisa excrementos, reconhecendo os utilizadores pela sua “impressão anal” – um identificador tão único quanto uma impressão digital, aparentemente.

Os cientistas japoneses Homei Miyashita e Hiromi Nakamura ganharam o Prêmio de Nutrição pela sua investigação sobre como a eletrificação pode afetar o sabor dos alimentos, descobrindo que aumentou a percepção do sabor salgado dos usuários.

Os psicólogos americanos Stanley Milgram, Leonard Bickman e Lawrence Berkowitz ganharam o Prêmio de Psicologia por investigar como membros de uma multidão olhavam para cima se vissem outras pessoas fazendo o mesmo, enquanto o Prêmio de Educação foi concedido por pesquisas sobre como o tédio dos professores afeta o tédio dos alunos em sala de aula.

Por fim, o Prêmio de Física foi para uma equipe que investigou como a atividade sexual das anchovas afeta a mistura da água do oceano e a circulação global das correntes oceânicas.

A cerimônia foi acompanhada por minicanções não-óperas (canções sem enredo, cantadas de forma operística) sobre a água, além de um evento anual de lançamento de avião de papel.

Os pesquisadores terão a oportunidade de se conhecerem em um evento presencial do Ig Nobel em Cambridge, Massachusetts, em novembro. São esperadas mais músicas e aviões de papel.

Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

versão original

Mais Recentes da CNN

betway Mapa do site