betway

Vereadores de Porto Alegre querem revogar “Dia do Patriota” até quarta-feira

Intenção foi anunciada pelo presidente da Câmara da capital gaúcha, Hamilton Sossmeier (PTB), após reunião com outros parlamentares

Iuri Pittada CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Vereadores de Porto Alegre decidiram, nesta segunda-feira (28), que irão revogar o “Dia Municipal do Patriota”.

A data comemorativa foi instituída por uma lei promulgada pela Câmara Municipal em julho. Ela é caracterizada pela celebração dos fatos de 8 de janeiro de 2023, dia em que as sedes dos Três Poderes da República foram atacadas por golpistas em Brasília.

VÍDEO – Porto Alegre transforma 8 de janeiro no “Dia do Patriota”

A medida foi anunciada pelo presidente da Casa, Hamilton Sossmeier (PTB), após reunião com outros parlamentares. A lei deverá ser revogada até quarta-feira (20)

“Chegamos a um acordo, com a união dos vereadores, independente de partidos e questões ideológicas, para que a lei seja revogada o mais breve possível, através da aprovação do projeto de revogação já existente na Casa”, disse o presidente da Câmara. “Iremos assiná-lo e aprová-lo, com urgência, no máximo até quarta-feira. É um projeto que se tornou coletivo, um ato democrático da Câmara”.

A instituição dessa data ganhou repercussão nacional na semana passada, mais de um mês após a promulgação automática da lei que havia sido aprovada na Câmara sem passar pelo plenário da Casa – apenas comissões temáticas analisaram o projeto do vereador Alexandre Bobadra (PL), que foi cassado pela Justiça Eleitoral e não está no exercício do cargo, e não apontaram “óbice legal” para o projeto de decreto legislativo.

O texto chegou a ser enviado pelo Legislativo para a Prefeitura de Porto Alegre, mas o chefe do Executivo, Sebastião Melo (MDB), não sancionou nem vetou a matéria – ao silenciar por um prazo além de 15 dias, o prefeito alegou que adotou a mesma postura em relação a outro projeto, que instituiu um “Dia em Defesa da Democracia” no mesmo 8 de janeiro.

Já um projeto na Câmara protocolado com a revogação do “Dia Municipal do Patriota”, apresentado pela vereadora Karen Santos (PSOL).

Além disso, a deputada estadual Laura Sito (PT) espera que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional, inclua o caso como escopo nas investigações.

No âmbito jurídico, o subprocurador da República Carlos Frederico dos Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que considerasse a lei de Porto Alegre inconstitucional.

VÍDEO – 8 de janeiro como “Dia do Patriota”: PGR vai ao STF contra lei de Porto Alegre

Mais Recentes da CNN

betway Mapa do site