betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    HBO aposta em narrativa modernizada para adaptação da novela “Dona Beja”

    David Junior e Grazi Massafera, protagonistas da trama, participaram de painel da CCXP23 para divulgar a produção, que ainda não tem data prevista para estreia

    David Junior e Grazi Massafera, protagonista da nova Dona Beja, da HBO Max, em painel
    David Junior e Grazi Massafera, protagonista da nova Dona Beja, da HBO Max, em painel CNN

    Pedro N. Jordãoda CNN

    São Paulo

    Uma das apostas da HBO Max na produção de novelas no Brasil, “Dona Beja” terá narrativa modernizada em relação à obra original (“Dona Beija”), exibida na extinta TV Manchete em 1986 e aos livros que inspiraram o roteiro.

    “A novela vai no cerne das questões da sociedade: feminismo, machismo, racismo, homofobia. Isso lá em 1800, imaginem agora”, comentou a atriz Grazi Massafera, que viverá a protagonista.

    Em um vídeo com um compilado de cenas exclusivas exibidas na CCXP23 neste domingo (3), Dona Beja aparece tentando salvar uma travesti de ser queimada na fogueira em praça pública pela igreja.

    “É uma personagem feminina muito importante para que nós mulheres pudéssemos ter todo esse respaldo [de hoje]. Beja é transgressora”, opinou Grazi. “Eu me arrepio o tempo inteiro com essa mulher.”

    Outra atualização que a novela terá se deve a escolha do ator David Junior para ser um dos protagonistas. Para ele, as alterações são “históricas”.

    “Eu, como homem preto, poder protagonizar uma novela, tendo história e arco dramático, isso é histórico”, disse. Na trama original, o personagem dele era vivido por Gracindo Júnior, que é branco.

    Dona Beja viverá um triângulo amoroso com dois homens. O segundo também será interpretado por um ator negro na nova versão da novela: André Luiz Miranda.

    O elenco ainda conta com Bianca Bin, Indira Nascimento, Erika Januza, Isabela Garcia, Otávio Muller e Deborah Evelyn nos papéis principais. Ainda não há previsão de estreia para a produção.

    Novela por streaming

    A HBO lançará duas novelas em breve, entrando em uma seara até então não explorada pelas plataformas de streamings.

    “O streaming fazer novelas é um novo braço que se abre [na produção cultural], e é muito importante para nós, atores. Todo mundo está trabalhando com muito calor humano para que fique na qualidade que vocês merecem e que a gente pode entregar”, comentou Grazi.

    Questionada sobre a principal diferença de fazer novela para a TV, a atriz destacou o fato de, no streaming, ser um produto fechado, que não pode ser adequado a partir das reações do público.

    “É muito diferente. Novela [de TV], a gente vai fazendo, e o público vai assistindo [e vai mostrando o que gosta]. É muito estranho não ter esse retorno do público. É muito interessante também ter uma produção fechada.”

    Sobre a novela e Dona Beja

    “Dona Beja” será adaptada dos livros “Dona Beja: A Feiticeira do Araxá”, de Thomas Othon Leonardos (1906-1990), e “A Vida em Flor de Dona Beja”, de Agripa Vasconcelos (1896-1969).

    Ambos contam a história de Ana Jacinta de São José, conhecida como Dona Beja. Ela é uma personalidade histórica do Brasil que viveu no século 19 e ficou conhecida por ser influente na região de Araxá, em Minas Gerais.

    Veja também: “É outra Nossa Senhora”, diz Taís Araújo sobre papel em “O Auto da Compadecida 2”

    betway Mapa do site