betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quarta-feira de cinzas é feriado? Tire as dúvidas sobre a data

    Data representa o fim do Carnaval e o começo da Quaresma no calendário cristão

    Celebração de quarta-feira de cinza.
    Celebração de quarta-feira de cinza. Reprodução/ Arquidiocese de Maceió

    Da CNN

    O Carnaval está prestes a começar oficialmente e é comum os foliões se perguntarem se a quarta-feira pós-festas é feriado nacional.

    A quarta-feira de cinzas, como é conhecida popularmente, esse ano cai no dia 14 de fevereiro e representa o término do Carnaval e o início da Quaresma no calendário cristão. Descubra abaixo se a data é considerada um feriado ou não!

    Quarta-feira de cinzas é feriado?

    Assim como o próprio Carnaval,a quarta-feira de cinzas não é considerada um feriado nacional, já que não existe nenhuma lei que determine isso. Porém, pela popularidade da festividade, é comum as próprias empresas estipularem ponto facultativo em parte do dia.

    Em 2024, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos estipulou, para órgãos da administração pública federal, ponto facultativo na segunda e na terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira de cinzas, o ponto é facultativo até às 14h.

    O que é quarta-feira de cinzas?

    Para os cristãos, a quarta-feira de cinzas é um dia de reflexão e introspecção. É comum, nessa data, os religiosos participarem de uma celebração em que cinzas bentas são colocadas sobre as cabeças dos fiéis.

    A quarta-feira de cinzas é o dia que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias em que os católicos se preparam para a Páscoa, data em que é celebrado a ressurreição de Jesus. Nesse tempo, os fieis costumam fazer penitências e orações.

    (Publicado por Duda Cambraia)

    betway Mapa do site