betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura de SP investiga 7 mortes por uso de drogas K, que causam efeito zumbi

    Secretaria da Saúde da capital registrou mais de 500 notificações de casos suspeitos de intoxicação por canabinoides sintéticos

    Flávio IsmerimJoão Victor Azevedoda CNN

    São Paulo

    A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de São Paulo afirmou, nesta quinta-feira (20), que investiga sete mortes suspeitas de intoxicação por uso de drogas K — a maconha sintética — na cidade.

    O uso de canabinoides sintéticos se intensificou nas ruas da capital paulista. As drogas K são capazes de gerar o chamado “efeito zumbi”, causando sintomas como palpitações, paranoia, ansiedade intensa, náusea, vômito, confusão, falta de coordenação e convulsões nos usuários.

    Até o momento, a pasta registrou 513 notificações de casos suspeitos por intoxicação de canabinoides sintéticos, vindas de equipamentos da saúde públicos e privados.

     

    Em nota, a SMS disse que se reuniu com a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas e Gestão de Ativos, controlada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em maio, para definir estratégias para monitorar e identificar os “compostos contidos nas amostras de indivíduos intoxicados”.

    Em São Paulo, os casos suspeitos são registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e investigados por equipe do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações (PMPCI) em conjunto com as Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).

    O órgão afirmou que tem elaborado um plano de ação para a rede de saúde da capital e promove capacitações sobre “os malefícios decorrentes do uso de canabinoides sintéticos pela população infantojuvenil e as estratégias de cuidado baseadas na atenção psicossocial”.

    betway Mapa do site