betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fluxo de usuários na Cracolândia aumentou 43% no segundo semestre de 2023

    Monitoramento da Prefeitura de São Paulo mostra que circulação média de pessoas cresceu de 370 para 529 no período

    Agentes da Polícia Civil atuam durante a Operação Caronte contra o tráfico de drogas na Cracolândia, na região central da capital.
    Agentes da Polícia Civil atuam durante a Operação Caronte contra o tráfico de drogas na Cracolândia, na região central da capital. WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Carolina Figueiredoda CNN

    Em São Paulo

    O número de pessoas que frequentam a região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, aumentou 43% no segundo semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses do ano.

    Entre janeiro e junho, a circulação média de pessoas foi de 370 nos períodos da tarde e noite. Já entre julho e o dia 10 deste mês, esse número aumento para 529.

    De acordo com os dados do painel de monitoramento das cenas de uso de drogas na região da Luz, mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o mês que teve a maior concentração de usuários foi outubro, quando, em média, foram contabilizadas 584 pessoas circulando pela região.

    Diariamente, o monitoramento dos dependentes é feito pela Prefeitura usando o método Jacobs para a estimativa de pessoas no local. Com imagens captadas por drones, o método parte da premissa de que cada pessoa ocupa, em média, um metro quadrado. São considerados como fluxo as aglomerações com mais de 30 usuários.

    O painel monitora ruas como a Alameda Dino Bueno, Avenida Duque de Caxias, Rua do Triunfo, Rua Mauá e outras ao redor, todas no centro da cidade.

    Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirma que, de janeiro a outubro, realizou em média 439 abordagens por dia, o que resultou em 90 encaminhamentos diários para serviços e equipamentos, tanto de saúde quanto de assistência social.

    “Atualmente, a Prefeitura de São Paulo oferta 1.486 vagas para cuidado, acolhimento e tratamento de pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Hoje, são ofertadas 420 vagas nos Serviços Integrados de Acolhida Terapêutica II, que conjuga acolhimento socioassistencial com tratamento em saúde”, completa.

    betway Mapa do site