betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Colapso de mina em Maceió: “Cratera será preenchida por água do lago Mundaú”, diz Defesa Civil à CNN

    Novo tremor de terra de magnitude 0,89 foi registrado na capital alagoana na madrugada deste sábado (2)

    Lucas Schroederda CNN

    em São Paulo

    O coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil de Alagoas, afirmou à CNNneste sábado (2) que a cratera que será aberta após o colapso da mina da Braskem em Maceió será preenchida pela água do Lago Mundaú. Um novo tremor de terra de magnitude 0,89 foi registrado na capital alagoana nesta madrugada.

    Segundo explicou o coordenador, o sismo foi detectado a cerca de 300 metros de profundidade, o que indica que a mina subiu em direção à superfície, podendo colapsar a qualquer momento.

    “Acreditamos que vai surgir uma cratera. Essa cratera será preenchida pela água da lagoa Mundaú. Não vai ser uma cratera no meio da cidade, não vai gerar terremoto, tsunami, nada disso. Essa cratera será na sua maioria submersa, preenchida de imediato pela água da lagoa.”

    Apesar da gravidade da situação, Melo ponderou que “pelo formato e a forma como ela [a mina] está se desenvolvendo, acreditamos que o dano não será tão grande quanto esperávamos”.

    Na sexta-feira (1º), o governo federal decretou estado de emergência em Maceió. A partir desse reconhecimento, o governo deverá liberar recursos para auxiliar o município.

    Ainda na sexta, o prefeito da cidade, João Henrique Caldas (PL), classificou a iminência do colapso da mina da Braskem como “a maior tragédia urbana no mundo”.

    O que diz a Braskem

    Em nota, a Braskem informou que a situação vem se intensificando e que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis para a diminuição do impacto.

    A empresa reforçou ainda que segue acompanhando e compartilhando os dados de monitoramento em tempo real com as autoridades competentes.

    Veja também – MP pede suspensão imediata de mineração em Maceió

    (Produzido por Renata Souza, da CNN, em São Paulo)

    betway Mapa do site