Chuvas fortes são previstas em Petrópolis e região serrana do RJ nos próximos dias
Segundo o Climatempo, deve voltar a chover com grande intensidade a partir de quinta-feira (17)
Após a forte chuva que assolou a região serrana do Rio nesta terça-feira (15), principalmente a cidade de Petrópolis, a previsão para os próximos dias não é boa. Segundo o Climatempo, deve voltar a chover forte a partir da metade de quinta-feira (17), se estendendo até a tarde de sexta-feira (18).Apesar da grande intensidade, o volume previsto é menor do que o que foi observado na terça.
“Estamos falando em chuva forte, mas não tão volumosa como a que aconteceu nesta terça-feira (15). Ainda assim, é um cenário que traz preocupação porque o solo ainda está muito encharcado e, por isso, ainda segue o alerta máximo para a região”, informou Daniela Freitas, meteorologista do Climatempo.
De acordo com informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira, em apenas quatro horas, houve um volume de chuva 40% maior do que o normal para todo mês de fevereiro. O acumulado observado nestas quatro horas foi de 260mm de chuva e a média histórica para todo o mês é de 185mm.
Segundo Daniela Freitas, a chuva desta terça-feira foi associada a uma frente fria que neste momento já está mais afastada. Atualmente, essa frente fria atua em áreas do Espírito Santo, na Zona da Mata mineira e também em pontos do Vale do Rio Doce.
Ainda conforme o Climatempo, o céu segue encoberto, a temperatura está mais baixa e não se descartam novas chuvas esporádicas com fraca a moderada intensidade ao longo desta quarta-feira (16). Porém, a chuva prevista para hoje não terá forte intensidade.
- 1de21
Veículos arrastados pela enchente que atingiu o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 2de21
Destruição causada pela chuva na localidade de Alto da Serra, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 3de21
Destruição causada pela chuva no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Lucas Lamela - 4de21
Destruição causada pela chuva na localidade de Alto da Serra, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 5de21
Destruição causada pela chuva na localidade de Alto da Serra, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 6de21
Funcionários trabalham para retirar lama de suas lojas na Rua Washington Luiz, no caminho do centro histórico da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 7de21
Destruição causada pela chuva no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 8de21
Veículo arrastado pela enchente é visto no Rio Quintadinha, na Rua Washington Luiz, no caminho do centro histórico de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 9de21
Veículo arrastado pela enchente que atingiu o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 10de21
Destruição causada pela chuva no Centro Histórico de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 16.
Crédito: Foto: Estadão Conteúdo - 11de21
Cidade de Petrópolis (RJ) foi atingida por fortes chuvas na noite desta terça-feira (15)
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO - 12de21
Diversas ruas da cidade foram alagadas e veículos foram arratados pela água
Crédito: Gabrielle Ravasco - 13de21
Muitos locais da cidade estão cobertos de água das chuvas e lama
Crédito: Gabrielle Ravasco - 14de21
A força das chuvas foi o suficiente para arrastar veículos no centro de Petrópolis
Crédito: Gabrielle Ravasco - 15de21
Veículos amontoados após inundações na cidade
Crédito: Gabrielle Ravasco - 16de21
Dois ônibus são arrastados em Petrópolis após as fortes chuvas
Crédito: Cleber Rodrigues/CNN - 17de21
Carro submerso em rio depois de fortes chuvas em Petrópolis, RJ
Crédito: Ricardo Moraes/Reuters (16.fev.2022) - 18de21
Árvores caídas e carros destruídos pelas chuvas em Petrópolis (RJ)
Crédito: Carlos Elias Junior/FotoArena/Estadão Conteúdo - 19de21
Ministério da Saúde calcula destruição de locais de atendimento à população em Petrópolis
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil - 20de21
Casa e carro são destruídos pelas fortes chuvas em Petrópolis (RJ)
Crédito: Carlos Elias Júnior/FotoArena/Estadão Conteúdo (17.fev.2022) - 21de21
Trabalhos das equipes de resgate em Petrópolis (RJ)
Crédito: Cleber Rodrigues/CNN (17.fev.2022)
Cenário de momento
Até a metade da manhã desta quarta-feira foram registradas ao menos 38 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (15). Segundo informou a prefeitura da cidade, também foram contabilizados 171 deslizamentos e 207 ocorrências.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil estima que de 35 a 50 casas foram atingidas pelos deslizamentos, número este que pode subir ao longo do dia, uma vez que diversas regiões da cidade estão com restrições no acesso.