betway

Secretário de Defesa dos EUA cancela participação em reunião da OTAN após nova internação

Lloyd Austin teve problema na bexiga; ele já foi criticado por não comunicar internação anterior ao presidente Joe Biden

Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin
Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin 12/10/2023 REUTERS/Johanna Geron

Da Reuters*

O Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin cancelou uma viagem a Bruxelas, onde participaria de reuniões com outros ministros de defesa da OTAN, disse uma autoridade dos EUA nesta segunda-feira (12), depois que o chefe do Pentágono foi admitido em uma unidade de cuidados intensivos e teve que transferir seus deveres a seu adjunto.

Austin, de 70 anos, foi levado ao Walter Reed Military Medical Center no domingo (11) por “sintomas que sugerem um problema emergente na bexiga”, disse o Pentágono.

Austin não revelou uma cirurgia de câncer de próstata em dezembro e uma hospitalização subsequente em janeiro para lidar com suas complicações.

Austin iria para a reunião dos ministros da Defesa da OTAN em Bruxelas na quinta-feira, e uma reunião separada com aliados na quarta-feira sobre como continuar apoiando a Ucrânia no combate à invasão da Rússia.

O funcionário, falando sob condição de anonimato, disse que a reunião sobre as necessidades de defesa da Ucrânia, conhecida como o grupo de contato da Ucrânia, será realizada virtualmente.

Não ficou claro quanto tempo Austin permaneceria no hospital, mas ele transferiu seus deveres para a vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks.

O sigilo de Austin durante suas hospitalizações em dezembro e janeiro levantou um alvoroço político. Os republicanos o acusam de negligência do dever. O presidente Joe Biden, um democrata, disse que tem confiança em Austin, apesar do que o presidente concordou ser um lapso de julgamento.

No início deste mês, Austin pediu desculpas por não contar a Biden e à equipe sênior sobre seu diagnóstico de câncer antes do tempo, acrescentando que o susto de saúde foi um “soco no intestino” que o abalou.

A Casa Branca disse nesta segunda-feira (12) que o presidente Joe Biden tem confiança de que Austin pode seguir com os deveres após esta nova internação.

betway Mapa do site