betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia promete resposta “muito dura” ao Ocidente em caso de “roubo” de ativos

    “Isso é roubo: é a apropriação de algo que não pertence a você”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova

    Presidente da Rússia, Vladimir Putin, preside reunião do conselho de segurança do país nos arredores de Moscou
    Presidente da Rússia, Vladimir Putin, preside reunião do conselho de segurança do país nos arredores de Moscou 30/10/2023 Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

    Da Reuters

    ARússia alertou o Ocidente, nesta terça-feira (13), que Moscou dará uma resposta “muito dura” se os Estados Unidos e a União Europeia apreendessem centenas de bilhões de dólares em ativos russos.

    Depois do presidente Vladimir Putin ter enviado tropas para a Ucrânia em 2022, os Estados Unidos e os seus aliados proibiram transações com o Banco Central e o Ministério das Finanças da Rússia.

    Com isso, foram bloqueados cerca de 300 bilhões de dólares em ativos soberanos russos no Ocidente.

    A UE adotou na segunda-feira uma lei para reservar lucros inesperados obtidos com ativos congelados do Banco Central russo, em um primeiro passo concreto em direção ao objetivo do bloco de usar o dinheiro para financiar a reconstrução da Ucrânia.

    “Isso é roubo: é a apropriação de algo que não pertence a você”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à rádio Sputnik, informou a TASS.

    Zakharova disse que a resposta de Moscou seria “extremamente dura”, já que a Rússia sente que está essencialmente lidando com ladrões.

    “Considerando que o nosso país qualificou isto como roubo, a atitude será em relação aos ladrões”, disse Zakharova.

    “Não como manipuladores políticos, não como tecnólogos exagerados, mas como ladrões”, completou.

    A Rússia disse que se a sua propriedade for apreendida, em resposta irá confiscar activos dos EUA, da Europa e outros.

    betway Mapa do site