betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Premiê da Grécia lidera eleição com 80% dos votos apurados

    Vantagem do partido de Kyriakos Mitsotakis é grande em relação ao principal adversário, o Syriza, mas insuficiente para formar maioria no parlamento

    Primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis está próximo de se manter à frente do governo
    Primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis está próximo de se manter à frente do governo Ayhan Mehmet/Anadolu Agency via Getty Images

    Fábio Mendesda CNN

    O atual premiê da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, obteve uma significativa dianteira nas eleições parlamentares realizadas no país neste domingo (21). Seu partido, o conservador Nova Democracia, obteve o dobro do número de votos do seu principal rival, o progressista Syriza, do ex-primeiro ministro Alexis Tsipras. No entanto, a vantagem é insuficiente para obter ampla maioria no Parlamento, o que obrigará a legenda a montar um governo de coalisão. Estão em jogo os 300 assentos do Parlamento.

    Segundo informações da Euronews, com 80% dos votos apurados, o Nova Democracia está com 40,79% do total, o que garantirá 145 assentos, menos do que os atuais 158. O Syriza, com 20,06% dos votos, ficariam com 72 cadeiras.

    Em terceiro lugar está a legenda de centro-esquerda Pasok-KINAL, ou Movimento pela Mudança, de Nikos Androulakis. Terceiro maior partido da Grécia, está com 11,71% dos votos e, mantendo esse índice, saltará de 22 para 42 cadeiras no Parlamento. A legenda se fortalece ainda mais como o fiel da balança para a formação de um novo governo.

    Em quarto lugar está o partido comunista da Grécia, o KKE, com 7,13% dos votos, garantindo assim 25 assentos. Em quarto está o Solução Grega, legenda de direita, com 4,48% do total, o que lhe garantiria 16 cadeiras. As demais agremiações juntas somam 15,8% da votação.

    Estava prevista a participação de 9,8 milhões de eleitores. Desse contingente, cerca de 440 mil têm de 17 a 21 anos e podem votar pela primeira vez. A eleição deste domingo pode não produzir um vencedor absoluto devido a um novo sistema de votação. Uma segunda votação pode ocorrer no início de julho, a menos que uma coalizão seja formada.

    “A Grécia precisa de um governo que acredite nas reformas, e isso não pode acontecer com uma administração frágil”, comentou Mitsotakis após votar neste domingo.

    betway Mapa do site