betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Peru declara estado de emergência em partes do país por gangues criminosas

    "Enfrentamos gangues organizadas que perturbam a paz e a tranquilidade", disse o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otálora

    Alberto Otárola, presidente do Conselho de Ministros do Peru. Fotografia de março de 2023.
    Alberto Otárola, presidente do Conselho de Ministros do Peru. Fotografia de março de 2023. Ministerio de Defensa del Perú

    Da CNN

    O governo do Peru declarou situação de emergência nas províncias de Trujillo e Pataz devido a atividades criminosas e problemas de insegurança.

    O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (12), pelo presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otálora.

    A declaração implica que nestas províncias a atividade de negócios e espetáculos, bem como a realização de eventos sociais, deve ser suspensa entre a meia-noite e as 4h.

    “Enfrentamos gangues organizadas que perturbam a paz e a tranquilidade”, escreveu Otálora no X (antigo Twitter).

    Além disso, as forças de segurança aumentarão a sua presença em ambos os locais.

    Em Trujillo, a Polícia Nacional deve zelar pela ordem interna com o apoio das Forças Armadas; enquanto em Pataz a ordem interna será da responsabilidade das Forças Armadas e a Polícia Nacional prestará apoio.

    Otálora disse que a declaração é necessária devido ao aumento da insegurança e explicou que em Trujillo ocorreram 30 mil crimes e 11 mil roubos em 2023 e que este ano houve em média uma morte por dia.

    Quanto a Pataz, destacou que as gangues criminosas se dedicam à mineração ilegal, à extorsão e à exploração laboral e sexual.

    Estas cidades não são as únicas onde o governo do Peru declarou emergência devido à insegurança e à violência.

    Em setembro, a presidente Dina Boluarte anunciou esta medida para dois distritos de Lima, San Juan de Lurigancho e San Martín de Porres, e para Talara, no departamento de Piura.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original

    betway Mapa do site