betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que sabemos sobre o ataque da Ucrânia ao quartel-general da Marinha da Rússia no Mar Negro

    Ucrânia alegou ter deixado dezenas de mortos e feridos com ataque a mísseis à Crimeia

    Ucrânia atingiu com mísseis quartel-general da Marinha da Rússia no Mar Negro
    Ucrânia atingiu com mísseis quartel-general da Marinha da Rússia no Mar Negro Reuters

    Da CNN

    Ouvir notícia

    A Ucrânia lançou, na sexta-feira (22), um dos seus ataques mais ambiciosos até o momento na Crimeia, tendo como alvo o quartel-general da Frota Russa do Mar Negro, em Sebastopol. A península da Crimeia foi anexada ilegalmente pela Rússia em 2014 e a Ucrânia prometeu recuperá-la.

    Aqui está o que sabemos sobre o ataque:

    O que aconteceu?

    A Ucrânia disse que suas forças realizaram um ataque de mísseis “bem-sucedido” contra o quartel-general naval na sexta-feira. Após o ataque, ocorreu um incêndio que também deixou destroços espalhados a centenas de metros de distância.

    Nuvens de fumaça podiam ser vistas saindo do prédio, enquanto as autoridades também disseram que estilhaços caíram em um teatro próximo.

    O que a Ucrânia disse?

    As Forças de Operações Especiais do país disseram neste sábado (23) que o ataque foi programado para ser feito quando altos funcionários da marinha russa estavessem se reunindo e deixou dezenas de mortos e feridos, “incluindo líderes seniores”.

    Autoridades ucranianas comentaram o ataque. O presidente do Mejlis do Povo Tártaro da Crimeia na Ucrânia, Refat Chubarov, agradeceu aos envolvidos na operação para “libertar” a Crimeia. Outra autoridade ucraniana disse que a Frota Russa do Mar Negro poderia ser “fatiada como um salame”.

    FOTOS — Imagens mostram a destruição da guerra entre Rússia e Ucrânia

    O que a Rússia disse?

    O Ministério da Defesa da Rússia disse que apenas um soldado desapareceu após o ataque. “Como resultado do ataque, o edifício histórico da sede da Frota do Mar Negro foi danificado”, afirmou o Ministério da Defesa, acrescentando que cinco mísseis também foram abatidos pelos seus sistemas de defesa aérea.

    ACNN não conseguiu verificar a alegação da Ucrânia de ter matado líderes navais russos.

    O que isso significa para a guerra?

    Atingir instalações russas na Crimeia ocupada é uma demonstração da confiança da Ucrânia — e da vulnerabilidade da referida infraestrutura vital.

    Existem muitas razões para a Ucrânia atacar a Crimeia. É um sinal de que, apesar do lento progresso nas linhas da frente na sua contra-ofensiva, a Ucrânia ainda pode infligir sérios danos aos militares russos.

    Alvos como a ponte da Crimeia têm um valor simbólico considerável, bem como um propósito estratégico. O porta-voz da Inteligência de Defesa Ucraniana, Andrii Yusov, disse que “o objetivo final, é claro, é a desocupação da Crimeia Ucraniana”.

    Veja também: Ocidente dá sinais de que pode abandonar Ucrânia

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN

    betway Mapa do site