betway - Morre a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, na Escócia
Monarca estava no Castelo de Balmoral, acompanhada do filho mais velho e herdeiro, o príncipe Charles; príncipes Andrew, Edward e William também estão no local
- 1de23
Ainda princesa, Elizabeth montando seu pônei em Winsor Great Park, em 1930
Crédito: Ann Ronan Pictures/Print Collector/Getty Images - 2de23
Retrato oficial do noivado entre a então princesa Elizabeth e o então tenente Philip Mountbatten, tirado em 1947
Crédito: Reuters - 3de23
Philip com Elizabeth no casamento deles, em 1947
Crédito: Foto: Topical Press Agency/Getty Images - 4de23
O rei George VI, a rainha Elizabeth e a princesa Margaret no aeroporto de Londres em 31 de janeiro de 1952
Crédito: Keystone/Getty Images - 5de23
Elizabeth II usou um longo véu logo após o falecimento de seu pai, o Rei George VI
Crédito: Daily Mirror/Mirrorpix/Getty Images - 6de23
Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação, Palácio de Buckingham, 1953
Crédito: The Print Collector/Getty Images - 7de23
Rainha Elizabeth II a caminho de Westminster para presidir a primeira cerimônia de abertura de estado do Parlamento
Crédito: Central Press/Getty Images - 8de23
A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip fazem um piquenique com três de seus filhos fora de Balmoral em 1960
Crédito: Keystone/Getty Images - 9de23
Rainha Elizabeth II em visita na Torre de TV, em Brasília, em 1968
Crédito: Reprodução/Arquivo Público do Distrito Federal - 10de23
Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip deram os retoques finais em sua árvore de Natal no Castelo de Windsor em uma foto de um documentário de 1969
Crédito: Fox Photos/Getty Images) - 11de23
Ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan ri após uma piada da rainha Elizabeth II
Crédito: Bettmann/Getty Images - 12de23
Rainha se dirige ao parlamento polonês em Varsóvia
Crédito: Tim Graham Photo Library via Getty Images - 13de23
Philip, Elizabeth II e o filho deles, Edward, no 50º aniversário da rainha britânica
Crédito: Bettmann - 20.abr.1976/Getty Images - 14de23
Rainha Elizabeth, ao lado do filho, o príncipe Charles
Crédito: Rainha Elizabeth, ao lado do filho, o príncipe Charles, em Londres, Grã Bretanha. 14/10/2019. Victoria Jones/Pool via REUTERS/File Photo - 15de23
Rainha Elizabeth é vista dirigindo
Crédito: Ben Cawthra/London News Pictures - 16de23
Meghan e Harry apresentam seu filho Archie aos bisavôs: Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip
Crédito: Foto: Getty Images - 17de23
Família real britânica acompanha desfile militar em homenagem à rainha Elizabeth da varanda do Palácio de Buckingham, em Londres
Crédito: 02/06/2022 REUTERS/Hannah McKay - 18de23
Rainha Elizabeth II em Londres
Crédito: Victoria Jones/ Reuters - 19de23
Jubileu da rainha Elizabeth, em Londres
Crédito: Leon Neal/Pool via Reuters - 20de23
Rainha Elizabeth II recebe Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido
Crédito: Jane Barlow/WPA Pool/Getty Images - 21de23
Rainha Elizabeth II observa o caixão de seu marido, príncipe Philip, em funeral no Castelo de Windsor, no Reino Unido
Crédito: Dominic Lipinski/Pool via Reuters - 22de23
A Rainha Elizabeth II observa enquanto os o caixão do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, é levado dentro da Capela de St. George no Castelo de Windsor, em 17 de abril de 2021
Crédito: Foto: Yui Mok - 23de23
Boneca Barbie da Rainha Elizabeth II marca o Jubileu de Platina da monarca britânica Mattel
Crédito: Reuters
Arainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. A Família Real, incluindo o filho mais velho e herdeiro da monarca, Charles, e sua esposa Camilla, os príncipes Andrew e Edward, além do neto da monarca, príncipe William foram até o castelo para serem informados do falecimento.
Charles automaticamente se tornou o novo rei. Aos 73 anos, ele será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica. A coroação, uma cerimônia simbólica, deve ocorrer em até um ano. Ele usará o título Charles III.
Nos próximos dias, ele passará pelos países do reino em uma viagem de luto. Além disso, será realizado o funeral, assim como uma série de celebrações.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Estado de saúde
Médicos expressaram preocupação com a saúde da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira, afirmando que a monarca britânica de 96 anos deveria permanecer sob supervisão médica.
A soberana com o reinado mais longo da Grã-Bretanha sofria de “problemas de mobilidade episódicos” desde o final do ano passado, de acordo com o Palácio de Buckingham.
“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, afirmou o palácio em comunicado anteriormente. “A rainha continua confortável e em Balmoral”, completou.
Em outubro passado, Elizabeth passou uma noite no hospital e foi forçada a reduzir seus compromissos públicos desde então. Na quarta-feira, ela cancelou uma reunião virtual com ministros seniores depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos.
No dia anterior, ela havia sido fotografada nomeando Liz Truss como a nova primeira-ministra do país em Balmoral, a 15ª premiê de seu reinado recorde. Uma fonte do palácio disse que familiares imediatos foram informados e minimizou as especulações de que a monarca sofreu uma queda.
Elizabeth era a rainha da Grã-Bretanha e de mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e no início deste ano marcou seu 70º ano no trono com quatro dias de celebrações nacionais em junho.
“Deus salve o rei”
A primeira-ministra Liz Truss se pronunciou pouco tempo após o falecimento de Elizabeth II. Em seu discurso, destacou que a rainha serviu como a “fundação” sob a qual o Reino Unido moderno foi construído, e que o país “cresceu e floresceu” durante o reinado da monarca, sendo “o grande país que é hoje devido a ela”.
Truss afirmou que “somos hoje uma nação pujante, moderna e dinâmica” e que Elizabeth II “forneceu a estabilidade e força que precisávamos”. “Ela era o espírito da Grã-Bretanha, e esse espírito continuará”.
Como fica a linha de sucessão
O príncipe Charles, o filho mais velho da rainha, ascende imediatamente ao trono como rei, colocando seu primogênito, o príncipe William, duque de Cambridge, como o primeiro na linha de sucessão ao trono. O príncipe George, filho de William e Kate Middleton, é o segundo; e a princesa Charlotte, irmã de George, é a terceira.

Líderes mundiais repercutem
Uma série de lideranças políticas mundo afora repercutiram a morte de Elizabeth II.
O presidente da França, Emmanuel Macron, em suas redes sociais, definiu Elizabeth como “uma rainha de copas” e disse que a monarca “marcou para sempre seu país e o século”.
O ex primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que hoje é “o dia mais triste para o país” porque Elizabeth foi “a mais antiga e, em muitos aspectos, a melhor monarca da história”.
Johnson ainda disse que “uma luz brilhante se apagou” e classificou a rainha como “atemporal” e “maravilhosa”, afirmando ser difícil acreditar em sua morte.
Theresa May, que já foi primeira-ministra do Reino Unido de 2016 a 2019, lamentou a morte da rainha e disse que ela se dedicou “sem reservas a uma vida de serviço”. El ainda afirmou que foi “a honra da sua vida servi-la como primeira-ministra”.
O Papa Francisco enviou condolências ao rei Charles III e à população do Reino Unido pela morte da rainha e elogiou sua “vida de serviço irrestrito ao bem da nação e da Commonwealth”.
Veja a repercussão completa através deste link.
Celebridades britânicas lamentam morte da rainha Elizabeth II
Uma das vozes mais marcantes do Reino Unido, o cantor Elton John manifestou pesar em publicação no Instagram.
“Junto com o resto da nação, estou profundamente triste ao ouvir a notícia do falecimento de Sua Majestade, a rainha Elizabeth. Ela era uma presença inspiradora e liderou o país em alguns de nossos maiores e mais sombrios momentos com graça, decência e um carinho genuíno. A rainha Elizabeth tem sido uma grande parte da minha vida desde a infância até hoje, e sentirei muito a falta dela”, disse.
Os cantores Ozzy Osbourne e Mick Jagger também publicaram mensagens em homenagem à monarca britânica.
“Lamento com o meu país o falecimento da nossa maior rainha. Com o coração pesado, digo que é devastador pensar na Inglaterra sem a rainha Elizabeth II”, escreveu Osbourne.
“Por toda a minha vida, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II sempre esteve lá. Na minha infância, lembro-me de assistir aos destaques do casamento dela na TV. Lembro-me dela como uma bela jovem, para a amada avó da nação. Minhas mais profundas condolências estão com a família real”, destacou Jagger.
Veja a repercussão completa das falas das celebridades através deste link.
(publicado por Tiago Tortella, da CNN)