betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Conheça a incrível história dos navios “irmãos” do Titanic

    O Olympic e o Britannic faziam parte de uma classe de navios de luxo e atuaram na marinha britânica durante a Primeira Guerra Mundial

    Manual do Mundoda CNN

    No dia 14 de abril de 1912, o Titanic, um luxuoso navio de passageiros, afundou no Oceano Atlântico após colidir com um iceberg. O naufrágio foi um dos maiores desastres marítimos da história e matou mais de 1.500 pessoas.

    Essa é a história mais conhecida, cheia de filmes e documentários. Só que o Titanic era apenas um de três navios de uma mesma classe. O Manual do Mundo, maior canal de Ciência e Tecnologia da América Latina, foi a fundo nessa história e conta tudo no vídeo acima.

    Olympic, Titanic e Britannic

    Os três navios da classe Olympic foram construídos pela Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda. O Olympic foi o primeiro a ser lançado, em 1911, e o Titanic o segundo, em 1912. O Britannic, o terceiro, foi lançado em 1914, mas foi convocado logo pela marinha britânica para ser usado na Primeira Guerra Mundial. Ele afundou em 1916.

    O Olympic e o Titanic eram praticamente idênticos, mas os dois navios tiveram histórias bastante diferentes.

    O irmão mais velho se envolveu em várias colisões, mas nunca chegou a afundar. Ele fazia a mesma rota que deveria ser feita pelo Titanic, ligando a Europa aos Estados Unidos.

    Após a tragédia do Titanic, o Olympic teve seu casco reforçado e foram colocados mais botes salva-vidas. Ele também foi convocado para a guerra, ajudando em resgate e transporte de tropas. Depois voltou ao serviço comercial e só se aposentou em 1935.

    O mais novo dos irmãos, o Britannic, foi criado para ser o mais luxuoso dos três, mas não chegou a fazer nenhuma viagem comercial. Ele serviu como navio-hospital durante a guerra e afundou após colidir com uma mina aquática no mar Egeu. Trinta pessoas morreram, e 45 ficaram feridas.

    betway Mapa do site