betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Panelas perigosas: Manual do Mundo explica por que evitar a combinação água e óleo

    Jogar água em uma panela com óleo pode causar um tipo de incêndio específico

    Manual do Mundo / YouTube

    Manual do Mundo

    Recentemente, um vídeo em que uma panela de pressão explode viralizou nas redes sociais. No entanto, existem outros perigos envolvendo panelas e fogo que merecem atenção.

    É comum vermos panelas com óleo pegarem fogo, daqueles que parecem ser “facilmente” apagados com água. Mas esse tipo de atitude pode causar um tipo de incêndio específico: o boilover. Esse fenômeno acontece quando o o óleo atinge uma temperatura muito alta e, portanto, acima do ponto de ebulição da água.

    O fogo e a água são dois elementos que não se misturam, já que as moléculas da água são polares e as de óleo, apolares. Em termos gerais, isso significa que o óleo não é dissolvido em água e os dois não formam uma mistura homogênea, já que o óleo também repele a água.

    Então o que fazer se você esquecer a panela no fogão? O primeiro passo é não tocar no utensílio, desligar o fogo e usar um pano úmido para impedir que oxigênio alcance as chamas. O Manual do Mundo foi até o Corpo de Bombeiros de São Paulo para alertar e mostrar os perigos dessa cena doméstica que é mais comum do que imaginamos.

    Iberê Thenório simulou duas situações: aquela com o que devemos fazer caso isso aconteça e aquela sobre o que não devemos fazer, de jeito nenhum, e as consequências.

    betway Mapa do site