betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Manual do Mundo bate recorde de maior torre de palitos de sorvete do mundo

    Estrutura tinha que ser feita apenas com palitos de sorvete e cola e não podia ter nenhum outro tipo de sustentação

    Manual do Mundoda CNN

    O Manual do Mundo, o maior canal de Ciências e Tecnologia da América Latina, conseguiu bater seu terceiro recorde mundial do Guinness World Records. Iberê Thenório, Mari Fulfaro e toda a equipe do canal construíram a maior torre de palitos de sorvete do mundo. O feito foi alcançado no final do ano passado, mas só nesta terça-feira (2) foi publicado o vídeo que mostra o momento em que levantaram a torre. Confira acima.

    A montagem final da torre foi na Cidade Universitária, em São Paulo. Ela ficou com 23,8 metros de altura, quase o dobro do recorde anterior de 12,5 metros que havia sido alcançado por um professor do Canadá junto com seus alunos.

    “Pode parecer que é algo bobo bater um recorde, só uma brincadeira. Mas é muito mais do que isso”, diz Iberê Thenório. “A gente precisou aprender muita coisa para fazer essa torre. Teve todo um estudo de engenharia, um cronograma de produção, como transportar a torre. A conquista não é somente alcançar o resultado esperado, mas é todo desafio que é enfrentado, tudo que se aprende no caminho até chegar lá.”

    Regras

    Para conseguir o recorde, havia algumas regras. A principal é que a torre deveria ser feita apenas de palitos de sorvete e cola. O tipo de cola podia variar, mas tinha que ser uma cola que pudesse ser comprada nas lojas, disponível comercialmente.

    Depois, a estrutura podia ser levantada com a ajuda de cordas ou maquinário, mas deveria se manter em pé sozinha por tempo suficiente para fazer a medição. Essa medição envolve um maquinário topográfico chamado teodolito, que é capaz de medir em poucos segundos – desde que o topo da estrutura não esteja em movimento. No caso da torre, não foi tão fácil, porque ventava muito e a ponta não parava de balançar.

    Levantar a torre não foi tarefa fácil. O vento e o peso da estrutura fizeram ela quebrar duas vezes. Após alguns ajustes e remendos no projeto, ela finalmente foi levantada.

    Ocorreu um momento de tensão para a equipe do canal quando a torre caiu e se arrebentou ao chocar com o chão. Eles ainda não sabiam que a medição já havia ocorrido e passaram por alguns minutos de aperto. Quando finalmente foi anunciado que o recorde havia sido batido, puderam comemorar à vontade.

    A tentativa de bater o recorde envolveu ainda outras dificuldades, desde escolher o palito de sorvete ideal, a cola que funciona melhor, além de definir a estrutura da torre e como ela seria transportada. Tudo isso foi contado neste outro vídeo abaixo:

    Outros recordes do Manual

    O Manual do Mundo já conquistou outros recordes mundiais. Em 2019, fez a maior pasta de dente de elefante do mundo, com 275,91 metros cúbicos.

    O canal também recebeu em 2018 o título de canal do YouTube com maior número de inscritos da categoria, quando alcançou a marca de 10 milhões. Hoje o canal tem mais de 18 milhões de inscritos.

     

    betway Mapa do site