betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Renault e Nissan anunciam reorganização na aliança

    Nota publica aponta que questão ainda precisa passar pelo conselho de diretores das duas empresas

    Gabriel Bueno da Costa, do Estadão Conteúdo

    ANissan informa em comunicado nesta segunda-feira (30) que, após “vários meses de discussões construtivas”, ela e a Renault chegaram a um acordo nas discussões para redefinir os termos de sua parceria.

    A nota publica aponta que a questão ainda precisa passar pelo conselho de diretores das duas empresas.

    Segundo o comunicado, a intenção é fortalecer a aliança e maximizar a criação de valor, com abordagem em três frentes: reforçar a parceria com projetos operacionais de alta criação de valor; garantir maior agilidade estratégia com novas iniciativas nas quais parceiros possam também atuar; e uma governança equilibrada, com mudanças na participação acionária de uma empresa na outra.

    Sobre este último ponto, a Renault deve passar a ter 15% de participação na Nissan, reduzindo o nível atual de mais de 40%, e essa diferença seria transferida para um trust francês, no qual os votos seriam “neutralizados” para a maioria das decisões, mas com os direitos econômicos beneficiando a Renault sempre que alguma ação fosse vendida.

    Já sobre o primeiro ponto, uma das áreas citadas para projetos é a América Latina, sem mais detalhes.

    Os acordos ainda seriam finalizados e a transação depende do aval dos diretores dos conselhos da Renault e da Nissan, acrescenta o texto. Após o anúncio, a ação da Renault recuava 1,85% na Bolsa de Paris, perto das 8h (de Brasília).

    betway Mapa do site