betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibovespa encerra outubro com recuo de quase 3%; dólar fecha em queda, a R$ 5,04

    Investidores aguardam decisões de juros no mundo todo, digerem dados de emprego e acompanham debates sobre metas fiscais

    Amanhã, na chamada Super-Quarta, o Banco Central do Brasil e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgam suas decisões de política monetária
    Amanhã, na chamada Super-Quarta, o Banco Central do Brasil e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgam suas decisões de política monetária REUTERS/Amanda Perobelli

    Da CNN*

    São Paulo

    O Ibovespa fechou em alta de 0,54% nesta terça-feira (31), aos 113.143,67 pontos. No acumulado de outubro, contudo, o índice registrou queda de 2,92%. Na última sessão do mês, que terminou no azul após duas sessões em queda, destaque para desempenho da Ambev (+ 4,05%) e da Vale (+ 1,2%) por conta das divulgações de seus balanços trimestrais.

    Investidores operaram em compasso de espera pelas decisões de juros no mundo todo, digerindo dados de emprego e acompanhando o cenário fiscal e a temporada de resultados do terceiro trimestre.

    A Ambev informou um salto de 19,3% no lucro líquido em uma base orgânica, uma vez que os preços mais baixos do alumínio e as taxas de câmbio favoráveis compensaram uma queda nos volumes de vendas em comparação com o ano anterior.

    O dólar encerrou o dia com leve recuo, de 0,15%, cotado a R$ 5,0405. Porém, no mês, a moeda norte-americana acumula valorização de 0,26%.

    Cenário doméstico

    Ataxa média de desemprego no Brasil foi de 7,7% no trimestre móvel entre julho e setembro, conforme informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    O número de ocupados atingiu um patamar recorde na série histórica da Pnad, em 99,8 milhões de pessoas.

    Enquanto isso, investidores seguem acompanhando o cenário fiscal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “não ficou bravo” com as perguntas da imprensa sobre a possível mudança na meta de zerar o déficit fiscal das contas do governo em 2024, mas evitou novamente responder sobre o assunto.

    O titular da pasta foi questionado por jornalistas na manhã desta terça-feira (31), ao sair do prédio da Fazenda para um compromisso no Palácio do Planalto.

    Política monetária

    Amanhã, o Banco Central do Brasil e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgam suas decisões de política monetária.

    Os “mercados globais estão operando com viés predominantemente positivo, ameaçando dar sequência à melhora verificada neste início de semana na véspera de mais uma decisão do Fomc”, disse a Guide Investimentos em relatório a clientes, citando expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) não elevará mais sua taxa de juros após dados desta manhã mostrarem desaceleração da inflação e do crescimento da zona do euro.

    Por outro lado, a Guide também destacou dados fracos da atividade fabril da China e temores em torno da “narrativa de que a guerra (entre Israel e Hamas) deve tomar maiores proporções no mundo árabe”.

    O destaque da semana, no entanto, é o encontro de dois dias do Federal Reserve, em que o banco central dos EUA provavelmente deixará os custos dos empréstimos inalterados.

    “Uma vez que não é esperada nenhuma alteração nos juros, as atenções estarão voltadas para a sinalização dos próximos passos da autoridade”, disse o departamento de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco em relatório.

    Em geral, quanto mais rígido é o banco central dos Estados Unidos na condução da política monetária, mais o dólar tende a se beneficiar globalmente.

    Já no Brasil, o Copom provavelmente cortará os juros básicos em meio ponto percentual, a 12,25%, na quarta-feira, mantendo um ritmo cauteloso de afrouxamento monetário diante do agravamento de riscos externos, previram economistas consultados pela Reuters

    Veja também: Ibovespa avança após divulgação de balanços corporativos

    *Com informações de agência Reuters e Estadão Conteúdo

    betway Mapa do site