betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    JBS anuncia dupla listagem das ações em NY e SP

    Ida da maior produtora de proteína do mundo para a maior bolsa do planeta tenta ampliar os horizontes da empresa

    Fernando Nakagawada CNN

    A JBS anuncia ainda hoje a decisão de listar as ações na Bolsa de Nova York. O plano da multinacional brasileira é bem claro: abocanhar parte do interesse do investidor global e, assim, aumentar o valor de mercado da companhia.

    Os papéis da empresa que nasceu no interior de Goiás seguirão em São Paulo. Será uma dupla listagem: NYSE e B3.

    A ida da maior produtora de proteína do mundo para a maior bolsa do planeta tenta ampliar os horizontes e as possibilidades da JBS. Pessoas que acompanham a operação citam que a intenção é que a operação abra caminhos e portas ainda difíceis de abrir para a empresa dos irmãos Batista.

    Um dos objetivos é “destravar” o potencial das ações. O argumento é que, em Wall Street, há um número muito maior de investidores, o que poderá colocar a ação da empresa brasileira em carteiras que não operam na bolsa paulista.

    Outro argumento é que, nos EUA, a ação não fica restrita a filtros que acabam reduzindo o interesse dos gestores, como o filtro de ações da América Latina ou mercados emergentes.

    Tudo isso pode potencializar o valor de mercado da JBS. Estimativas otimistas falam até em dobrar o valor de mercado da empresa que fechou a terça-feira em R$ 38 bilhões ou US$ 7,8 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

    A notícia é especialmente importante para o investidor que viu a ação da companhia perder cerca de 40% nos últimos 12 meses.

    Ao mesmo tempo, a dupla listagem nos EUA abrirá uma porta importante para o financiamento barato.

    A vantagem é especialmente relevante em um momento de juros em 13,75% no Brasil. Mesmo com a perspectiva de novas altas do juro nos EUA, a taxa estrangeira é muito menor que a vista no Brasil.

    Plano antigo

    O plano da JBS de aterrissar em Wall Street é antigo. Em 2019, a companhia estudou detalhadamente o mercado e preparava a listagem nos Estados Unidos para o ano seguinte. A pandemia, porém, interrompeu os planos de listagem dupla.

    A intenção voltou há alguns meses, e foi formalizado em 19 de maio. Naquele dia, a JBS protocolou o pedido para registro de títulos da companhia na SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

    Com a decisão, a empresa passa a ser submetida à tradicionalíssima regra do mercado norte-americano – o Securities Exchange Act de 1934. É como uma autorização, um passaporte para uma empresa ir à Bolsa de Nova York.

    Atualmente, a JBS tem ações listadas em São Paulo e recibos das ações negociadas em Nova York via ADR (American Depositary Receipt). A liquidez dos papéis da companhia em Nova York, porém, é baixa. A dupla listagem aumentará os volumes e a liquidez do papel.

     

    betway Mapa do site