betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Internet 5G chega para mais 623 cidades nesta segunda-feira (4); veja quais

    Segundo a Anatel, cerca de 81% dos brasileiros passam a ter acesso à tecnologia no país

    Guilherme Gamada CNN

    Em São Paulo

    A partir desta segunda-feira (4), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza a internet 5G para mais 623 municípios. Assim, 3.079 cidades passam a ter a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone. Isso atende a 172 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 81% da população do Brasil.

    Clique aqui para ver a lista completa dos municípios.

    A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nos municípios. As cidades podem utilizar a Lei nº 13.116, conhecida como “Lei Geral das Antenas”, para que as operadoras saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura.

    A agência destaca que o Brasil chegará em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados para a tecnologia.

    A maioria dos municípios beneficiados neste lote (462) é de grande porte, com população superior a 30 mil habitantes. Mais da metade das cidades (325) que recebem a tecnologia são de São Paulo, que passa a ter todo o estado com a faixa liberada.

    “O 5G terá impacto direto na atração de empresas para São Paulo, com geração de emprego e renda. Sem falar no avanço que a tecnologia trará para áreas como saúde, educação, segurança e mobilidade”, diz o presidente da Investe São Paulo, Rui Gomes.

    Troca da parabólica

    Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica deve adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. As pessoas podem solicitar a troca gratuita das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais.

    O governo de São Paulo destaca que o procedimento é necessário porque, até o fim de 2024, o sinal dos equipamentos antigos será desligado para evitar as interferências com o 5G.

    Para ter acesso à antena digital sem custos, é necessário ser beneficiária de algum programa social do governo federal. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.

    Tópicos

    Tópicos

    betway Mapa do site