betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações que pagam dividendo foram melhor investimento em 2022; bitcoin, o pior

    Levantamento feito pela TradeMap mostra que IDIV, índice da B3 com empresas que distribuem lucros, rendeu 8,9% acima da inflação

    Juliana Eliasdo betway Business

    em São Paulo

    O IDIV, índice da B3 que reúne as empresas listadas na bolsa de valores que mais pagam dividendos aos seus acionistas, é o investimento com a melhor rentabilidade em 2022 até novembro, já descontada a inflação.

    É o que mostra levantamento feito pela plataforma de investimentos TradeMap (veja a lista completa ao fim).

    Petrobras, Vale, os grandes bancos e as principais empresas de energia são algumas das cerca de 60 companhias que compõem o IDIV.

    A alta do índice, que leva em consideração tanto a valorização na cotação da ação quanto o que ela pagou em dividendo ou juros sobre capital próprio no ano, foi de 8,9% acima da inflação no acumulado de janeiro a novembro.

    Ele é seguido pelo IHFA, índice que indica a rentabilidade dos principais hedge funds do país e que acumula alta real de 7,7% em 2022. O IHFA é calculado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (Anbima).

    Os dois indicadores ganham do CDI, principal referência da renda fixa, que vem na sequência e acumula rentabilidade de 5,7% em 2022, descontada a inflação.

    O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, foi divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, nos 12 meses até novembro, acumula alta de 5,9%. Considerada apenas a variação entre janeiro e novembro,  o avanço é de 5,13%.

    Na outra ponta, liderando as perdas, está o bitcoin, com desvalorização de 67,6% no ano.

    Também no campo negativo, estão o euro (-18%), o ouro (-16,7) e o dólar, que cai 9,8% no ano quando considerado o efeito da inflação.

    Made with Flourish
    betway Mapa do site