betway

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    IRBR3: CVM diz que monitora mercados e alta coordenada de ações pode ser punida

    O regulador não cita nominalmente, mas trata-se do movimento de investidores brasileiros que decidiram tentar repetir o "short squeeze" de Wall Street

    CVM poderá criar exceções e autorizar a realização de assembleias digitais. 
    CVM poderá criar exceções e autorizar a realização de assembleias digitais.  Foto: Divulgação

    Matheus Prado,

    do betway Business, em São Paulo*

    A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu uma nota nesta sexta-feira (29) para alertar que penalizará atuações para influenciar de forma deliberada os mercados no Brasil, na esteira de movimentos de investidores em redes sociais para replicar as estratégias adotadas recentemente nos Estados Unidos.

    O regulador não cita nominalmente, mas trata-se do movimento de investidores brasileiros que decidiram tentar repetir, a partir de quinta-feira (28), o “short squeeze” que vem ocorrendo em Wall Street em ações como GameStop e AMC.

    Por meio de um chat no Telegram chamado “Short Squeeze IRB”, o grupo combinou de comprar ações da resseguradora para aumentar o seu valor e “expulsar os vendidos do papel”, ou seja, aqueles que apostam na queda da ação.

    Mais de 20 mil pessoas já faziam parte do movimento e os papéis da empresa fecharam o dia com alta de 17,8% na B3 (Às 12h15 de sexta (29), os papéis já recuavam 2,87%). Segundo discussões dos próprios membros, a ideia é segurar as ações até abril para alcançar o efeito desejado, que é fazer fundos que apostam contra o papel perderem dinheiro.

    “A atuação com o objetivo deliberado de influir no regular funcionamento do mercado pode caracterizar ilícitos administrativos e penais”, afirmou a autarquia em comunicado, acrescentando que tem monitorado os movimentos no mercado e as comunicações nas redes sociais.

    “Na presença de indícios e conforme exige a lei, cuidará da instauração de processo administrativo sancionador para a apuração das responsabilidades, bem como comunicação ao Ministério Público para a devida atuação na esfera penal”, acrescentou.

    A CVM lembrou que o chamado ‘squeeze’ é uma das modalidades de manipulação. O ‘squeeze’, segundo o órgão regulador, pode se configurar em situações nas quais um ou mais investidores provocam artificialmente a alta do preço de valores mobiliários, de maneira a causar prejuízos a terceiros ou auferir benefícios indevidos para si ou outros participantes do mercado.

    Também citou, entre outros exemplos, que pode contribuir para a caracterização da manipulação a atuação de um conjunto de pessoas, agindo sob um interesse comum, sendo todas elas, pelo menos em tese, possíveis de responsabilização.

    IRB Brasil

    Mesmo com o salto, os papéis do IRB acumulavam queda de mais de 8% em 2021, após um tombo de quase 77% em 2020, no pior desempenho do Ibovespa do ano passado. A queda do papel no ano passado ocorreu diante de uma crise de confiança após uma série de problemas envolvendo empresa, entre elas fraude contábil, que resultou na troca de comando e republicação de resultados financeiros.

    A B3 afirmou nesta sexta-feira a investidores que submeterá a negociação dos ativos e dos derivativos do IRB a leilões durante o dia a partir desta sessão.

    O IBR Brasil RE comunicou nesta sexta-feira (29) que não possui nenhum envolvimento ou ingerência no movimento de investidores envolvendo as ações da resseguradora, conforme resposta a reguladores após pedido de esclarecimento em razão das últimas oscilações envolvendo os papéis.

    A companhia afirmou que tomou conhecimento do movimento pela imprensa e por informações disponíveis nas redes sociais e que não tem “sequer condições de verificar a veracidade das informações relatadas”.

    O que é um short?

    Short-sellers, ou vendedores a descoberto, são investidores que apostam que uma ação vai cair. Eles pegam ações emprestadas para vender no mercado, com a promessa de comprar essas ações de volta em uma data posterior. Se eles ganharem a aposta, venderam alto e compraram baixo, e vão embora com dinheiro no bolso.

    Se perderem, isso é chamado de “short-squeeze”, ou o movimento repentino de forte alta do preço de uma ação, e os investidores a descoberto muitas vezes cobrem suas perdas comprando mais ações da empresa contra a qual apostaram.

    O interesse por shorts da GameStop aumentou no final do ano, à medida que os investidores apostavam contra o potencial de lucro da empresa. Com um mega short-squeeze acontecendo, os vendedores a descoberto começaram a cobrir suas apostas, comprando mais ações para compensar suas perdas crescentes.

    *Com informações da Reuters e do CNN Business

    betway Mapa do site